A finalidade do transporte é fornecer um mecanismo para a superação do espaço, ou seja, das restrições humanas e físicas, como: distância, tempo, divisões administrativas e topografias. O transporte fornece os meios para movimentar mercadorias, pessoas ou informações, de uma origem para um destino, agregando valor ao processo.
A qualidade dos transportes afeta a capacidade de utilização dos recursos de uma região ou nação. Se a capacidade de transportar é afetada a região pode se tornar incapaz de oferecer bens e serviços a um preço competitivo e, portanto, reduzir ou perder sua participação no mercado.
No Brasil a infraestrutura de transportes predominante são as rodovias, sendo complementada pelos demais modais, como hidrovias e aéreo, que se reveste de grande importância.
Dentro do contexto econômico, social e ambiental e diante da particularidade e potencial de transportes do Brasil, o Instituto de Pesquisa de Transportes (IPTrans) foi fundado com o objetivo de criar um centro de excelência em pesquisa de transporte, mobilidade e logística.
O Instituto de Pesquisa de Transportes – IPTrans - é um instituto privado, sem fins lucrativos, criado em 2010 para desenvolver estudos e pesquisas científicas que auxiliem o Brasil no desenvolvimento de um sistema de transporte adequado, ao crescimento da nação. O foco do IPTrans é o desenvolvimento de metodologias, técnicas e modelos para identificar e apresentar soluções para os problemas de transporte, mobilidade e logística.